segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Especiais CRVG : Idolos : Valdir Bigode

Valdir de Morais Filho, mais conhecido como Valdir Bigode (Rio de Janeiro, 15 de março de 1972), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Atualmente é treinador do Campo Grande, do Rio de Janeiro.

Revelado pelo Campo Grande, em 1991, Valdir ficou famoso por seus gols, sendo matador nato, decisivo e um atacante pra ninguem botar defeito, tendo sido peça fundamental na conquista do então inédito tri-campeonato carioca do Vasco nos anos de 1992-1993-1994. Foi, ainda, artilheiro do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, em 1993, com 19 gols marcados.

É um dos ídolos cruzmaltinos nas últimas décadas. Com o seu tradicional bigode, marcou o coração dos vascaínos pelo Brasil a fora ao se tornar Tetracampeão Carioca pelo Vasco, inclusive, participando do inédito Tricampeonato Estadual em 92, 93 e 94. O jogador, que começou no Vasco, costuma dizer que São Januário é a sua casa e que se sente muito bem na Colina. Ganhou a admiração da torcida e o reconhecimento com o tempo.



Chegada no Vasco


O Bigode chegou no Vasco em 1989, com apenas 17 anos, quando começou a se destacar no juvenil do cruzmaltino. Logo na sua chegada mostrou que poderia se tornar um ídolo de um dos maiores clubes de futebol do mundo ao ser campeão da então Taça São Paulo de Futebol Junior, além de se consagrar o artilheiro da competição e ser considerado o melhor jogador.

                                                           


 O destino de Valdir já estava traçado após essa conquista. Ainda em 1992 foi lançado aos profissionais ao lado do ídolo Roberto Dinamite e do também promissor Edmundo, onde foi campeão estadual invicto pelo Vasco.


No ano seguinte, em 1993, tornou-se Bicampeão Estadual e foi o artilheiro do campeonato com 19 gols, jogando como segundo atacante e fazendo uso de sua velocidade e forte finalização.


Em 1994, Valdir eternizou o seu nome na história do Vasco ao conquistar o Tricampeonato Estadual, fazendo parceria com Jardel e Dener, que viria a falecer antes mesmo de ver o Vasco campeão. Surgia um novo ídolo na Colina.

Carreira em outros clubes


1995-1996 - Valdir Bigode saiu do Vasco negociado com o São Paulo onde, apesar de ter se tornado artilheiro do Paulista de 1996, não conseguiu se firmar.


1997 - O time paulista negociou o atacante por empréstimo com o Benfica, onde, também, não conseguiu se firmar alegando a não adaptação ao futebol europeu. Parecia saber que o seu lugar era com a cruz de malta no peito.



1997-1999 – Voltando de empréstimo do Benfica, o atacante foi negociado com o Atlético-MG, onde conseguiu marcar muitos gols e marcou sua passagem com a parceria com Marques.


1999 – Apesar de ter se dado bem no Galo, Valdir Bigode foi para o Botafogo onde passou apagado, sem brilho.


2000-2001 – Com uma passagem pelo estelar time do Santos em 2000, onde não se firmou, Valdir se viu obrigado a voltar para onde teria jogado um bom futebol, o Atlético-MG, com a vontade de resgatar seu prestígio.



A Volta

2002 – Em 2002, o artilheiro do bigode voltou à sua casa, São Januário, com status de ídolo e provou-o, marcando duas vezes logo na estreia, contra a Portuguesa, em São Januário: 2 a 0.


2003 – Em 2003, Valdir se consagrava Tetracampeão Estadual pelo Vasco. Junto com Marcelinho Carioca, Léo Lima e companhia, levara o Gigante ao êxito maior do futebol do estado do Rio de Janeiro.


Valdir Bigode começou 2004 com o pé direito, se sagrando, pela segunda vez, o artilheiro do Estadual com 14 gols. Neste mesmo ano, Valdir sairia do Vasco rumo aos Emirados Árabes Unidos. A despedida do jogador foi na derrota para o São Caetano em São Januário. A saída foi marcada pelo desgaste com o então técnico do Vasco Geninho. Na coletiva de despedida, Valdir Bigode não conteve a emoção e chorou em público, demonstrando seu amor pelo Time da Colina.

Desde então, entre propostas e projetos, Valdir não parou e nem está jogando. Está parcialmente aposentado.


O bigode


Perguntado sobre o tradicional bigode, Valdir responde:


- É pessoal mesmo, sempre gostei, não foi com o objetivo de marketing. Enquanto eu me sentir bem com ele vou deixando

Artilharias


Em 2004 Valdir foi o maior artilheiro do Vasco no ano. Na ocasião, o clube terminou o ano com 100 gols sendo 23 do artilheiro do bigode marcados em 46 jogos.


Valdir (1993/2004) é o 3° maior artilheiro do Vasco em Estaduais, junto com Russinho (1929/1931) e a Ademir Menezes (1949/1950), ficando atrás apenas de Roberto Dinamite (1978/1981/1985) e Romário (1986/1987/2000), ambos com 3 artilharias.


Valdir é também o último artilheiro apresentado pelo Vasco. Nenhum jogador revelado após 1992, conseguiu a artilharia Estadual com a camisa do clube.


Bandeirão


Em 2008, Valdir Bigode foi homenageado pela torcida Guerreiros do Almirante com um bandeirão estampando seu rosto e com seu nome logo abaixo. A bandeira é presença certa nos jogos do Vasco em São Januário.


Valdir fala sobre a homenagem:


- Fiquei muito feliz e emocionado. Por isso, resolvi tirar uma foto para mandar fazer um quadro e colocar lá em casa.





“O Vasco é um clube completamente diferente para mim. O Vasco me acolheu, me vestiu, me deu alimentação, me pagou. Ali é a minha casa e quando eu voltar daqui a 20 anos, vai continuar sendo a minha casa. Tudo que eu passei lá dentro foi muito bom, muito importante.”


“Sou um vascaíno, sempre fui e sempre serei. Nas vitórias e nas derrotas. Nos momentos bons e ruins. Tenho amor e carinho pelo clube... É como um amor de pai e filho, marido e mulher. Nunca termina. Você pode ficar longe, mas ainda sente. Sou profissional do futebol, mas tenho um carinho muito grande pelo Vasco. E sempre senti que o torcedor gosta muito de mim.

 Valdir Bigode 



 Videos

Gols de Valdir na final do Estadual de 93, contra os Flores


Valdir Bigode detonando o Botafogo



Com gols de Valdir, Vasco vence os mulambos em 94 por 3 a 1


 Em 93 o craque troca seu Fusca de Estimação





0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Modern Warfare 3